05 de Outubro, 2018

Membros da Causa de Padre Donizetti participam de novo encontro de postulação

De 24 a 27 de setembro, evento reuniu dezenas de representantes de candidatos à santidade

Entre os dias 24 e 27 de setembro, ocorreu o VI Encontro de Postulação, na cidade de Caeté/MG. Dezenas de delegações relataram as causas de seus candidatos à santidade. Padre Donizetti foi representado pelo reitor do Santuário de Tambaú e vice-postulador da Causa, padre Anderson Godói de Oliveira, e demais membros: Francisco Donizetti Sartori, Leonardo Teixeira Spiga Real e Izilda Maria Henrique.

Os representantes foram recepcionados pelas Irmãs da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade (CIANSP). Já no dia 25 Missa presidida pelo Vigário Episcopal do Instituto Teológico da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro/RJ, dom Roberto Lopes, marcou a abertura oficial do encontro.

Após o discurso de boas-vindas da superiora da CIANSP, Madre Tereza Cristina Leire, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Geovane Luís da Silva, refletiu sobre o tema do encontro: “Santidade”. “Ninguém na vida caminha sozinho e os santos nos acompanham. Todos somos chamados a ser santo. A santidade, mais do que a perfeição, é vida que se abre em construção. É o encontro da fertilidade humana com a graça. Os santos refletem algo de Jesus Cristo sobre as pessoas do mundo. Não acreditem em santidade sem oração”, disse o bispo.

Também neste dia, o postulador do encontro, Dr. Paolo Vilota, realizou uma explanação das várias causas de beatificação sob sua responsabilidade. Na ocasião, foram apresentadas três novas causas: de Padre Stanislau Kostka Olejnik, Padre Léo Tarcísio Gonçalves Pereira e Padre Domingos Evangelista Pinheiro. No encerramento do segundo dia do evento, houve um momento de partilha de materiais dos candidatos à santidade.

Uma nova explanação conduzida por Dr. Paolo Vilota e Frei Paolo Lombardo abriu o terceiro dia do encontro, 26. Posteriormente, os participantes realizaram uma visita especial ao Memorial Irmã Benigna e às criptas de Irmã Benigna e Monsenhor Domingos. As delegações também estiveram no Santuário Brasílica de Nossa Senhora da Piedade, onde participaram da Santa Missa presidida por dom Geovane.

O encerramento do encontro, no dia 27, deu-se com o retorno das delegações às suas cidades para continuidade dos procedimentos dos candidatos em seus diversos estágios: Servo de Deus, Venerável ou Beato.

Encontro marcado

O VII Encontro de Postulação acontecerá em 2019, com data e cidade sede a definir.

Por: Laura Reis e Daniele Castro/AMEX


comments powered by Disqus