06 de Outubro, 2017

Causa de Padre Donizetti é apresentada em V Encontro de Postulação

Na ocasião, foi comunicado que análise da Positio deverá ser concluída em breve

O reitor do Santuário de Tambaú, padre Anderson Godoi, e demais membros da comissão do Processo de Beatificação de Padre Donizetti se reuniram com sacerdotes, religiosas e leigos de todo o país, de 25 a 28 de setembro, para o V Encontro de Postulação, em Jaraguá do Sul (SC).

No dia 26 de setembro, a Santa Missa, presidida pelo delegado arquiepiscopal para a Causa dos Santos do Rio de Janeiro, dom Roberto Lopes, abriu a programação do encontro que se reveste da maior importância para a Igreja Católica no Brasil. Em seguida, os participantes recordaram o legado de caridade e coragem da Irmã Célia Cadorin, maior postuladora de causas de beatificação e canonização do Brasil, falecida em julho deste ano.

Marcando o ponto alto do encontro, Dr. Paolo Vilotta e os participantes discutiram sobre o andamento dos processos na Congregação para as Causas dos Santos. Em relação à causa de Padre Donizetti, foi comunicado que a Congregação deverá concluir em breve a análise da Positio – documento canônico que inclui relato biográfico, virtudes e resumo dos testemunhos do processo pelo qual uma pessoa é declarada Venerável, o segundo dos quatro passos no caminho até a declaração de santidade.

No período da tarde, foi realizada uma visita ao Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá (SC). À noite, foram exibidos o documentário do Servo de Deus Padre Aloísio Boeing e o vídeo do Servo de Deus Padre Donizetti. Concluindo a programação do dia, houve a troca de material entre os representantes dos candidatos à santidade.

O terceiro dia do evento, 27 de setembro, teve início com a Santa Missa, presidida pelo reitor do Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Joinville, padre Léo Heck. O bispo da Diocese de Joinville, dom Francisco Carlos Bach, aproveitou para reforçar a importância do encontro para a Igreja. “Somos importantes para a Igreja. Quero buscar na minha vida a graça de poder trabalhar pela Santidade”, declarou.

A programação contou ainda com visita à Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, ao jazigo onde estão sepultados os restos mortais do Servo de Deus Padre Aloísio e ao Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento (SC). De volta a Jaraguá do Sul, os participantes realizaram um momento de partilha sobre as causas de beatificação.

O dia 28 foi marcou encerramento do evento, com a despedida das delegações. O município mineiro de Caeté deverá ser sede da próxima edição do Encontro de Postulação, em 2018.

Por: Daniele Castro/AMEX

Fonte: Francisco Sartori
Causa de Padre Donizetti é apresentada em V Encontro de Postulação


comments powered by Disqus