13 de Março, 2018

Papa Francisco comemora 5 anos de pontificado

Mario Bergoglio foi eleito Papa no dia 13 de março de 2013

O Papa Francisco completa nesta terça-feira, 13 de março, cinco anos de pontificado. Cardeal Mario Bergoglio foi eleito papa no dia 13 de março de 2013, após a renúncia de Bento XVI, no segundo dia de Conclave, escolhendo o nome de Francisco. Foi o primeiro Jesuíta a se tornar Papa. Ao ser perguntado se aceitava, Bergoglio disse: “Sou um grande pecador. Mas, confiando na misericórdia e paciência de Deus, no sofrimento, aceito”.

Iniciativas

A Igreja em saída é o ponto de partida, a pedra fundamental, do pensamento do Papa Francisco. Ao longo desses cinco anos, ele tem promovido a cultura do encontro, contribuindo também para o diálogo em campo ecumênico e inter-religioso.

Neste período, lançou as Encíclicas Lumen Fidei (2013) – sobre a fé e Laudato Si (2015) – sobre o cuidado com a Casa Comum, onde expressa sua preocupação com o Meio Ambiente. Também as Exortações Apostólicas Evangelii Gaudium (2013) e Amoris Laetitia (2016) foram escritas pelo Santo Padre.

Francisco esteve presente em duas edições da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A primeira no Brasil, sua primeira viagem apostólica internacional, de 23 a 29 de julho de 2013. A segunda na Polônia, terra de João Paulo II, em 2016. Também foi ao VIII Encontro Mundial das Famílias, que aconteceu em setembro de 2015, nos EUA. Até hoje, Francisco visitou os fiéis em 31 países.

Anunciou o Jubileu da Misericórdia (2015-2016) – o 29º da história da Igreja – e instituiu o Dia Mundial dos Pobres, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação e o Dia de Jejum e Oração pela Paz.

A migração e a participação dos jovens na Igreja também são temáticas frequentemente abordadas por Francisco em seu pontificado. Outras duas ações fortemente promovidas por Bergoglio estão ainda em andamento: a reforma da Cúria e a luta contra os abusos sexuais na Igreja.


Fonte: Amex, com Rádio Vaticano


comments powered by Disqus