30 de Junho, 2015

Dom David destaca fama de santidade do Padre Donizetti

Seu processo de Beatificação encontra-se em Roma

Durante a 39ª Marcha da Fé (16 a 21 de junho), o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, de Tambaú-SP, celebrou os 54 anos da morte de Padre Donizetti. Para destacar momentos abençoados da vida desse Servo de Deus, entrevistamos Dom David Dias Pimentel, bispo Diocesano de São João da Boa Vista-SP.

Como o Senhor descreve a fama de santidade do Padre Donizetti, demonstrada pelo povo?
Dom David –
Padre Donizetti é uma glória para nós, para a Diocese e toda Igreja. Ele sempre foi muito espontâneo, tranquilo e o povo, percebendo essa santidade, vinha a Tambaú procurá-lo. Assim começaram as romarias e procissões nos finais de semana. Hoje, o povo não vem somente quando e Padre Donizetti faz aniversário ou quando é realizada a Marcha da Fé, ocasião em que se torna mais evidente a devoção, mas todo fim de semana há devotos que enchem o Santuário, que participam da missa, visitam a casa dele, sentem sua assistência e se convencem de sua santidade. Ele foi uma pessoa que sempre teve tempo disponível para atender aos pedidos do povo. Padre Donizetti não tinha hora, não sabemos nem como ele descansava, e a casa dele que ainda está ali, aberta para visitação, demonstra sua simplicidade de vida, sem vaidade e sem luxo.

A cada ano aumenta a devoção do Povo com o Padre Donizetti, o senhor pode nos dizer a importância dessa devoção?
Dom David –
Todo domingo encontramos o Santuário Nossa Senhora de Aparecida lotado de pessoas que vêm de diversas regiões. Padre Donizetti é muito conhecido e podemos perceber isso pelo número de pessoas que têm o nome “Donizetti”. Somente essa demonstração já nos deixa emocionados, porque não é uma situação nova, é desde quando ele ainda estava vivo. E mesmo diante de tantas demonstrações de devoção, Padre Donizetti sempre foi humilde em dizer que não era ele que operava milagres e sim Nossa Senhora Aparecida. “Ela que tem o poder e a força de operar esses milagres”.

Qual é sua expectativa em relação ao processo de Beatificação do Padre Donizetti?
Dom David –
O processo de Beatificação nos enche de alegria e muita expectativa, pois é um momento muito especial para os católicos do Brasil e para a Diocese de São João da Boa Vista. O processo está em Roma, na Itália, onde passará pelos encarregados de aprovar sua santidade e, embora não tenham conhecido Padre Donizetti, acredito que ao tomar conhecimento de toda a sua história, inclusive das declarações que estão no processo, eles ficarão convencidos de que realmente se trata de algo extraordinário.

Considerando o crescente número de visitantes, a Diocese tem projeto para melhorar ainda mais o Acolhimento aos Romeiros?

Nós já temos um projeto para dar um apoio aos romeiros, um lugar apropriado em Tambaú, para que eles se sintam à vontade e com conforto. Por isso, planejamos um local para que os Romeiros possam se alimentar e guardar seus pertences num espaço de apoio, com sanitários e higienização.

 

Mensagem do Bispo para Marcha da Fé

A Marcha da Fé é sempre um momento de muita graça e de união de tantos devotos do Padre Donizetti, que vêm e se encontram criando uma fraternidade entre todos com o mesmo fim, o de agradecer as graças alcançadas pela devoção ao Padre Donzietti. Outros tantos vêm simplesmente para fazer seus pedidos. Que esse seja sempre um momento abençoado para Tambaú, para a Diocese e para a Igreja!